segunda-feira, 21 de março de 2011

Natureza x Homem


Tem muita gente que não gosta daquele clichê de que o homem maltratou tanto a natureza que agora ela está se voltando contra ele. De que o homem a desrespeitou e agora está aguentando as consequências. Mas não é bem verdade? O fato é que, mais do que a força da natureza, que sempre existiu, o ser humano está obtendo o retorno de suas próprias atitudes. É pura física: Ação e Reação.

O Japão sofreu recentemente a maior tragédia desde Hiroshima e Nagasaki. Talvez até mais grave do que as bombas e a guerra. Placas tectônicas liberaram a tensão entre elas e causaram terremoto e tsunami das mais altas proporções. A terra tremeu e o mar invadiu os litorais. Não bastasse as milhares de mortes, uma usina nuclear foi afetada e alguns de seu reatores explodiram. Começou a vazar radiação e, por mais que os japoneses tenham sido organizados, ficou difícil não reviver uma nova Chernobyl.

Desde a minha infância, aprendi na escola que energia nuclear não é legal. Por causa de Chernobyl, por causa das bombas atômicas, por causa do câncer, por causa dos quelóides, por causa das deformidades nos filhos, netos e sabe se lá quantos descendentes dos afetados... e não entendo porque insistem continuar construindo mais usinas nucleares e em chamá-las de Energia Limpa. Porque uma hora ou outra, sempre dá merda.

Ação e Reação Nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário