sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Hélio Gracie (1913-2009)


Hélio Gracie, o patriarca da família "casca-grossa", foi enterrado ontem em Petrópolis.

Hélio se dizia o inventor do Jiu-Jitsu no Brasil. Quando era menino, acompanhava o irmão mais velho que treinava judô, mas sua mãe não o deixava treinar também pois era um menino muito frágil. Adaptou as técnicas do judô, esporte que exige força, para pessoas como ele, desprovidas de um porte físico mais avantajado. E aí surgiu o Jiu-Jitsu brasileiro.

Na verdade o Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa, mas quem é que vai contestar o velhinho? Ele pode ter morrido, mas ainda sobrou uma legião de filhos para me espancar caso eu fale mal dele. São nove: Rorion, Relson, Rickson, Rolker, Royler, Royce, Rherica, Robin e Ricci. Com esses nomes dá pra entender porque alguns ficaram revoltados e se tornaram campeões na arte de dar porrada. Os mais famosos campeões são Royce e Rickson. Também tem o já falecido irmão encrenqueiro Ryan, que morreu em circunstâncias misteriosas regadas a drogas.

Hélio, o Gracie Sênior nos deixou aos 95 anos. Há 10 ou 15 anos atrás, quando o Jiu-Jitsu era moda, talvez sua morte tivesse maior repercussão na mídia. Mais do que a morte de Ryan.


P.S.: Os cantores da dupla sertaneja Rick e Renner não eram filhos de Hélio.

Um comentário: