quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Joaquim Mulato de Sousa (1920-2009)

Joaquim era considerado um "tesouro vivo" do Estado do Ceará, que em 2003 baixou uma lei que instituía o cargo de mestre de cultura a artistas populares, dando aos contemplados a irrisória quantia de um salário mínimo vitalício. Em troca, os selecionados deviam transmitir seus conhecimentos e técnicas a alunos.

Não era a toa que ele era meio doidão. Fazia parte da ordem dos penitentes da Irmandade da Cruz do Sítio Cabeceiras (que medo). Os membros do grupo saiam encapuzados pelas ruas em procissão, entoando orações e se auto-flagelando com chicotes providos de pequenas lâminas na ponta. Tudo isso para extirpar os pecados.

O cara tinha 89 anos, se chicoteava e precisou ser atropelado para morrer. Não foi morte natural. Sim, morreu atropelado... e por um parente... e parece que é o terceiro da seita maluca que morre por atropelamento. Será?

4 comentários:

  1. Muito esquisito... Atropelado por parente...

    ResponderExcluir
  2. O Ursinho tb morreu atropelado por um parente...tadinho, era um ótimo cão :(

    ResponderExcluir
  3. essa é uma comunidade tradicional e secular, nao se trata de maluquice. pesquisem. escrever bobagem nem sempre é tao engraçado quanto parece, as vezes só demonstra ignorancia mesmo.

    ResponderExcluir